sábado, 14 de janeiro de 2012

COMO SÃO BONSZINHOS COM O BOPE, SERÁ QUE ELES PENSAM QUE ELES NÃO VÃO FAZER GREVE, EM PARTICULAR, ESPERO QUE SIM, AFINAL NÃO DEVEM ESQUECER QUE SÃO DA PMERJ E ESTÃO GANHANDO O PIOR SALÁRIO DO BRASIL, MESMO SENDO OS MELHORES.


Bope ganhará novas fardas, camufladas

Padronagem dificulta que militares sejam notados até 5 vezes mais do que a preta

Publicado:
Atualizado:
Soldado experimenta o protótipo da nova farda do Bope
Foto: Marcos Tristão / O Globo
Soldado experimenta o protótipo da nova farda do BopeMARCOS TRISTÃO / O GLOBO
RIO - A faca na caveira continua lá, mas é bem possível que ainda este ano o preto já não seja a cor mais usada pelos homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope). A unidade está finalizando os estudos de uma nova opção de farda para ações que combinem ambientes de mata ou rurais com urbanos. A padronagem camuflada é mais difícil de ser notada por bandidos em ambos os cenários, como explicou o major Maurílio Nunes, responsável por projetos de tecnologia do Bope:
— A farda não é apenas uma roupa. Trata-se de um instrumento de trabalho. Estudos mostram que essa padronagem pode levar até cinco vezes mais tempo para ser notada do que a preta. São segundos que podem fazer a diferença numa operação.
O preto continuará sendo usado pelos homens da elite da polícia para determinadas operações, como as noturnas. A padronagem e o tecido da nova farda serão os mesmos usados pelo Exército americano no Afeganistão. O camuflado é formado por pequenos quadrados, como pixels, coloridos em quatro tons diferentes, e o tecido permite que o corpo respire, sendo portanto mais fresco, além de mais resistente. Esses são os diferenciais em relação a uma farda camuflada em tons de verde escuro que o Bope já possui, mas será aposentada.
— Estamos avaliando se é possível fabricar esse tecido aqui no Brasil ou se o importaremos dos Estados Unidos. Até o fim deste mês, essa questão deve estar resolvida e daremos prosseguimento ao processo licitatório — explicou o major.
Cada agente receberá duas fardas da nova padronagem, o que totalizará 1.200 peças. De acordo com o major, um trabalho de comunicação vem sendo realizado com os militares para que a mudança não traga descontentamento.
— Estamos mostrando à equipe que não vamos deixar de ser o Bope nem de ter operações especiais por causa da cor da farda — disse o major, que espera estar com as roupas prontas até julho


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bope-ganhara-novas-fardas-camufladas-3666692#ixzz1jROoBqpM
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.