Estado dá o pontapé inicial para privatizar o Maracanã
Estão previstas 2 mil vagas para carros. Pista de atletismo e piscina podem ser demolidas
POR PÂMELA OLIVEIRA
Arquibancadas começam a ganhar a nova forma com a remodelação. O novo Maracanã será palco da Copa das Confederações, em 2013 | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Eike vai se candidatar
Conforme O DIA e o jornal ‘Brasil Econômico’ anteciparam em outubro, o empresário Eike Batista confirmou o interesse em disputar a concessão. O estudo deve incluir plano de metas e resultados que a empresa que se candidatar à concessão terá que cumprir. Segundo o estado, quem apresentar o projeto poderá depois se inscrever na licitação para administrar o complexo esportivo. O governo não pagará nada pelo projeto: os autores vão receber até R$ 2,5 milhões dos futuros administradores.
O estádio do Maracanã, que será palco da Copa das Confederações, em 2013, e da final da Copa do Mundo em 2014, deverá receber equipamentos de tecnologia de última geração.
Maracanã com a nova cobertura, iluminação e os assentos para dar conforto nas arquibancadas | Foto: Divulgação
Em entrevista a O DIA, em outubro, quando anunciou a intenção de licitar o complexo esportivo, o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, afirmou que seria uma “temeridade” deixar a gestão do novo Maracanã com o estado. A ideia é repassá-lo rapidamente à iniciativa privada devido à complexidade dos aparatos tecnológicos que serão usados lá.
O edital de licitação determina ainda a manutenção das cadeiras perpétuas pelos respectivos donos para os jogos de futebol.
Arquibancada pronta até setembro
Aos poucos, o carioca vai reconhecendo no grande canteiro de obras a estrutura de um grande estádio de futebol. Os cerca de 2.300 operários que trabalham na obra começaram a montar as arquibancadas do estádio e a preparar a estrutura da nova cobertura, que agora será em lona tensionada.
Segundo a Empresa de Obras Públicas (Emop), a montagem da arquibancada deve terminar entre agosto e setembro deste ano. A arquibancada será contínua e não mais dividida em anéis superior e inferior, como antes. Apenas na parte central dos dois lados laterais ela será separada por uma linha de camarotes.
Outra novidade é a elevação do piso em cerca de um metro, inclusive o gramado, que deverá estar pronto em junho de 2012. “O torcedor terá uma visão melhor dos jogos. Além da elevação do piso, a arquibancada estará 12 metros mais próxima do gramado. E não haverá mais pontos cegos no estádio”, afirmou o gerente de fiscalização das obras, o engenheiro Wilson Fernandes, da Emop.
De acordo com a secretaria, para facilitar a acessibilidade e a saída do público, serão instalados 16 elevadores e seis escadas rolantes. Assim, o Maracanã poderá ser totalmente esvaziado num intervalo de sete minutos e meio a oito minutos — o padrão recomendado pela Fifa é de oito a 12 minutos.
O estádio contará ainda com moderno sistema de sonorização, com 3.940 alto-falantes em todo o estádio — inclusive no campo — que poderão ser controlados por áreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.